-
Arquitetos: Tham & Videgård Arkitekter
- Área: 135 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Åke E:son Lindman
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este terreno apresenta uma elevação de terra na pequena ilha de Krokholmen no arquipélago de Estocolmo - uma paisagem típica com pequenos pinheiros varridos pelo vento e pequenos afloramentos montanhosos. O terreno se beneficia de belas vistas panorâmicas como do farol de Almagrundet em mar aberto, por vezes exposto a fortes ventos. A família desejava uma casa de férias que demandasse baixa manutenção, com espaço social interno e externo.
Propusemos uma planta de duas áreas. Por meio de uma parede central que sustenta a lareira, uma estreita abertura dá acesso aos quartos, banheiro e depósito, que estão orientados a oeste onde se encontra a floresta. A grande sala familiar com cozinha e acesso, portanto, está voltada para o mar com luz natural e uma vista em três direções. Uma veneziana de madeira e vidro envolve a casa, conectando os espaços internos e externos em uma base de concreto moldado in loco. A sala abre-se através de grandes portas de correr para os terraços, um coberto protegido do vento e voltado ao sul e o outro totalmente aberto para a água ao leste. A seção da edificação com cobertura arqueada cria a qualidade espacial do interior e, ao mesmo tempo, define o carácter da construção. A abertura horizontal do espaço principal voltado para o mar é equilibrada por sua verticalidade, com uma altura interna de 6 metros.
A sala, que remete à uma barraca de acampamento, e a silhueta da casa se conectam ao conceito de aproveitar a natureza de uma maneira menos complicada, mas também são inspiradas na arquitetura sueca mais antiga de pavilhões e gazebos, edificações leves cuidadosamente inseridas na paisagem. Os resultados costumam ter um sabor de verão tranquilo mas, às vezes, surpreendentemente grandiosos em sua expressão.
A construção e os acabamentos são inteiramente em madeira à exceção de uma viga de aço que distribui as cargas pela fachada principal. As curvas da madeira laminada apoiam-se nas fachadas onde a inclinação da cobertura diminui. Os painéis da fachada e os biombos são feitos em madeira de cedro.